24 maio, 2007

BLOGS DAS TURMAS - VÁRIOS SEMESTRES





Novos BLOGS em 2007.1. Dessa vez estamos utilizando o BLOG como um meio de divulgação e interação dos trabalhos em várias disciplinas. Na disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas o foco principal está no estudo das Mídias e suas possibilidades pedagógicas.

Ronaldo http://http://http://www.educacaopermanente.zip.net/
Érica http://www.ej-sales.zip.net/
Marta http://www.martaleal.zip.net/
Anália http://www.academiadaeducacao.zip.net/
Raimundo http://www.costaneris.zip.net/
Sampaio http://www.md.sampaio.zip.net/
Maristela http://www.paixaoreis.zip.net/
Cristiane http://www.cristeixeira.zip.net/
Mª do Carmo http://www.mdss22.zip.net/
Mª do Carmo http://www/. ms-sampaio.zip.net
Sidnéia http://www.sidneabrandao.zip.net/
Márcia http://www.prazeresdoaprender.zip.net/
Elvis http://www.elvystierney.zip.net/
Meire http://www.educandocomvalores.zip.net/
Cibele http://www.ceepita.zip.net/
Luciano http://www.lusanopedagogo.zip.net/
Luzinete http://www.luzinete.maria.zip.net/
Rosana http://www.rl.caldas.zip.net/
Eliane http://www.es-ataide.zip.net/

3º SEMESTRE DE PEDAGOGIA - EJA - 2007.1

Lucyara -
http://lucyara-pinto.zip.net

Dânia - http://blogdedania.zip.net
Lucyara - http://lucyara-pinto.zip.net
Diane - http://ds.cruz.zip.net
Emeimei - http://emeimeigaldino.zip.net
Valdinélia - http://valdineliaalves.zip.net
Vânia – http://vo.silveira.zip.net
Marinez http://marinezsantana.zip.net
Alessandro - http://allecsandro-cardoso.zip.net/
Adailton - http://adailtoanunciacao.zip.net/
Elane - http://eg-santos.zip.net
Denisson - http://ds.ornelas.zip.net
Feliciana - http://felicianados.zip.net
Ana Paula - http://anapaulaeja.zip.net
Joana Angélica - http://jj_moreira.zip.net
Jaciélia - http://jaccylima.zip.net
rel="nofollow">http://adailtoanunciacao.zip.net/

3º e 5º SEMESTRE DE PEDAGOGIA COM EDUCAÇÃO ESPECIAL - 2007.1
Fátima Barreto - http://barretosantos.zip.net/
Sueli Gonçalves - http://sueligoncalves.zip.net
Marta Soares - http://www.marta.soares.zip.net
Maria Chagas - http://www.mm.cardoso.zip.net
Edna Nunes - http://www.eb.nunes.zip.net.
Silvia Scott - http://scott-santos.zip.net
Cláudia - http://www.candradesilva.zip.net
Verônica - http://www.veronicasantana.zip.net
Rosenilda - http://rosenildarocha.zip.net
Silvia Nascimento - snascimento119.zip.net
Maria Cristina - http://mc.bordonizip.net
Celly - http://cd.gonzaga.zip.net
Jucilene - http://www.jrbdc.zip.net
João - http://joao-araujo.zip.net
Glória - http://gloria-rocha.zip.net
Jaciara - http://www.jaciara.gomes.zip.net
Caroline Carvalho - http://caroline-carvalho.zip.net
Terezinha - http://perunajesus.zip.net
Siomara - http://siomara.cabral.zip.net/
Márcia - http://marciavitoria.zip.net/
Marta Santana-http://fontesantana.zip.net
Sueli Lima-http://suelilima.zip.net
Marilene-http://telessantana.zip.net
Edilene-http://edilenesilva.zip.net
Glória-http://gloria_rocha.zip.net
Jaciara-http://jaciara.gomes.zip.net
Luciana-http://gamasantiago.zip.net
Isabel-http://isabel.rocha.zip.net/
Tatiana-http://leaty.zip.net
Silvani - http://taniscott.zip.net
Sônia - http://soniaguimaraes.zip.net

3 º SEMESTRE DE EJA 2006.2

Neide - http://educandoparaavida.blogspot.com
Jú - http://educandoeconstruindo.blogspot.com
Daiane - http://dayfelizcomcristo.blogspot.com
Marizete - http://pesquisareducarecriar.blogspot.com
Elaine - http://reescrevendoaeducacao.blogspot.com
Leonardo - http://geracaoesperanca.blogspot.com
Ana - http://anotaai-sud.blogspot.com
Tamires - http://educarcomarte.blogspot.com
Marilene - http://gentimultiinteligente.blogspot.com
Raquel - http://praticandoeaprendendo.blogspot.com

5º Semestre de Educação Especial
2006.1

DIANA http://sinaisdamente.blogspot.com/
INDIRA- http://educacaoinclusiva06.blogspot.com/
JOSÉLIA - http://pedagogiaespecialjo-construindo.blogspot.com/
ADRIANA COSTA - http://adrianacn.blogspot.com
SOLANGE – http://discutindodiferencas.blogspot.com/
IRENIR- http://umespacoparareflexao.blogspot.com
LISANDRA – http://essencialavida.blogspot.com/
NAILDA – http://mensagensreflexivas.blogspot.com
CARLOS - http://escolinhaagape.blogspot.com/
REGINA CRISTINA – http://ginamensagens.blogspot.com/
ILSE – http://issoetudo.blogspot.com
ALANA – http://contosparavida.blogspot.com
FRANCISCA – http://brincandocomadiversidade.blogspot.com
TASSIA - http://educacaoamorespecial.blogspot.com
MARILENE --- http://educandocomarte.blogspot.com
CARMEN-- http://inclusovida.blogspot.com
FERNANDA - http://umabelavisaodavida.blogspot.com
SÍLVIA - http://silea.blogspot.com
SIMONE BARRETO - http://sicaespecial.blogspot.com/

Sete motivos para um professor criar um blog


A intenção é trazer para cá algumas das idéiasque a gente vê perdidas pelo mundo — real ou virtual(Blog de Nelson Vasconcelos)
Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog.
Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com freqüência para serem comentados.
Esse gênero foi rapidamente assimilado por jovens e adultos do mundo inteiro, em versões pessoais ou profissionais. A novidade é tão recente; e o sucesso, tamanho, que em seis anos, desde o início de sua existência, em 1999, o buscador Google passou a indicar 114 milhões de referências quando se solicita a pesquisa pelo termo “blog”, e, só no Brasil, aparecem 835 mil resultados hoje.
No mundo acadêmico, por sua vez, esse conceito ainda é praticamente desconhecido. O banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não apresenta nenhuma referência sobre o tema e, mesmo em buscas internacionais, são pouquíssimos os trabalhos a respeito do que se pode fazer com um blog nas escolas. Todas as referências encontradas estão no pé deste artigo.
Não é à toa que tantos jovens e adultos começaram a se divertir publicando suas reflexões e sua rotina e que tantos profissionais, como jornalistas e professores, começaram a entrar em contato com seu público e seus alunos usando esse meio de comunicação. No blog, tudo acontece de uma maneira bastante intuitiva; e não é porque a academia ainda não disse ao professor que ele pode usar um blog que essa forma de comunicação deve ser deixada de lado. Com esse recurso, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos. Vejamos sete motivos pelos quais um professor deveria, de fato, criar um blog.
1- É divertido
É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato de ela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam. Rapidamente, o professor vira autor e, ainda por cima, tem o privilégio de ver a reação de seus leitores. Como os blogs costumam ter uma linguagem bem cotidiana, bem gostosa de escrever e de ler, não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos. Como também é possível inserir imagens nos blogs, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a diversão. O professor, como qualquer “blogueiro”, rapidamente descobrirá a magia da repercussão de suas palavras digitais e das imagens selecionadas (ou criadas). É possível até que fique “viciado” em fazer posts e ler comentários.
2- Aproxima professor e alunos
Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes. Além de trocar idéias com a turma, o que é um hábito extremamente saudável para a formação dos estudantes, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio de seus blogs. Já pensou se eles puderem se comunicar com o seu professor dessa maneira? O professor “blogueiro” certamente se torna um ser mais próximo deles. Talvez, digital, o professor pareça até mais humano.
3- Permite refletir sobre suas colocações
O aspecto mais saudável do blog, e talvez o mais encantador, é que os posts sempre podem ser comentados. Com isso, o professor, como qualquer “blogueiro”, tem inúmeras oportunidades de refletir sobre as suas colocações, o que só lhe trará crescimento pessoal e profissional. A primeira reação de quem passou a vida acreditando que diários devem ser trancados com cadeado, ao compreender o que é um blog, deve ser de horror: “O quê? Diários agora são públicos?”. Mas pensemos por outro lado: que oportunidade maravilhosa poder descobrir o que os outros acham do que dizemos e perceber se as pessoas compreendem o que escrevemos do mesmo modo que nós! Desse modo, podemos refinar o discurso, descobrir o que causa polêmica e o que precisa ser mais bem explicado ao leitor. O professor “blogueiro” certamente começa a refletir mais sobre suas próprias opiniões, o que é uma das práticas mais desejáveis para um mestre em tempos em que se acredita que a construção do conhecimento se dá pelo diálogo.
4- Liga o professor ao mundo
Conectado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) que ele é convidado a inserir em seu espaço. Os blogs mais modernos reservam espaços para links, e logo o professor “blogueiro” acabará por dar algumas sugestões ali. Ao indicar um link, o professor se conecta ao mundo, pois muito provavelmente deve ter feito uma ou várias pesquisas para descobrir o que lhe interessava. Com essa prática, acaba descobrindo uma novidade ou outra e tornando-se uma pessoa ainda mais interessante. Além disso, o blog será um instrumento para conectar o leitor a fontes de consulta provavelmente interessantes. E assim estamos todos conectados: professor, seus colegas, alunos e mundo.
5- Amplia a aula
Não é preciso dizer que, com tanta conexão possibilitada por um blog, o professor consegue ampliar sua aula. Aquilo que não foi debatido nos 45 minutos que ele tinha reservados para si na escola pode ser explorado com maior profundidade em outro tempo e espaço. Alunos interessados podem aproveitar a oportunidade para pensar mais um pouco sobre o tema, o que nunca faz mal a ninguém. Mesmo que não caia na prova.
6- Permite trocar experiências com colegas
Com um recurso tão divertido em mãos, também é possível que os colegas professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Em um ambiente onde a comunicação entre pares é tão entrecortada e limitada pela disponibilidade de tempo, até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes poderão aprender uns com os outros. E tudo isso, muitas vezes, sem a pressão de estarem ali por obrigação. (É claro que os blogs mais divertidos serão os mais visitados. E não precisamos confundir diversão com falta de seriedade profissional.)
7- Torna o trabalho visível
Por fim, para quem gosta de um pouco de publicidade, nada mais interessante que saber que tudo o que é publicado (até mesmo os comentários) no blog fica disponível para quem quiser ver. O professor que possui um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido por seu trabalho e suas reflexões. Por que não experimentar a fama pelo menos por algum tempo?
Antes de fazer seu próprio blog, vale a pena consultar as realizações de algumas pessoas comuns ou dos mais variados profissionais. Faça uma busca livre pela Internet para descobrir o que se faz nos blogs pelo mundo afora e (re)invente o seu!
Referências bibliográficas:
DICKINSON, Guy. Weblogs: can they accelerate expertise? Tese de mestrado em Educação da Ultralab, Anglia Polytechnic University, Reino Unido, 2003. Acesso em: 29 jul. 2005.
GENTILE, Paola. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. Nova escola, jun./jul. 2004. Acesso em: 29 jul. 2005.
KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
LEARNING and Leading with Technology. BlogOn, 2005. vol 32, n. 6.
Betina von Staa é coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional e articulista da divisão de portais da Positivo Informática. Autora e docente de cursos on-line para a COGEAE, a Fundação Vanzolini e o UnicenP, é doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.